Sign In

R$ 2,09 milhões investidos em HUB de Inovação

Inovação Publicado em 09/03/2022

Com investimentos de R$ 2,09 milhões do P&D Aneel, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) lançou o "Hub de Inovação Chesf", o primeiro com foco em energia no Nordeste, desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB). Em encontro virtual, o lançamento contou com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

Na oportunidade, o diretor de Regulação e Comercialização da Chesf, Roberto Pordeus, iniciou lembrando que a Empresa conta, atualmente, na sua carteira de inovação, com onze projetos alinhados aos critérios e diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica.

 

lançamentohubinovação2.jpg


"Esse projeto, o Hub de Inovação, aproxima as necessidades da Companhia com as ofertas de mercado, ganhando agilidade na solução de problemas através das empresas de tecnologia – Startups –, expandindo as soluções para o Nordeste e para o Brasil. O Hub já nasceu com a garantia de sucesso por antecipar a integração com o novo marco legal de inovação da Aneel", destacou o diretor.

 

A diretora do INSA, Monica Tejo, afirmou que o projeto se iniciou numa conversa entre o Instituto, o presidente Fabio Alves (Chesf) e o diretor da Aneel, André Pepitone. "A partir da ideia, conversamos com outros parceiros para estruturar o Hub de Inovação para desenvolvimento do setor elétrico no semiárido brasileiro", contou a diretora, que explicou ainda que o Hub terá o objetivo de conectar as demandas do setor elétrico com o setor privado, através de Startups.

 

O secretário de Estruturas Financeira e Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles, disse que o lançamento deste Hub é um momento muito importante para o Ministério. "Inovação traz riqueza, traz qualidade de vida e precisamos caminhar nesse sentido. Esperamos que esse projeto gere oportunidades para, através de inovação e tecnologia, fomentar a indústria, gerando emprego e melhoria para a sociedade. O resultado deste projeto servirá como modelo de sucesso para outras oportunidades aqui no Brasil."

 

Representando a Aneel, Carmen Sanches salientou que "esta é uma iniciativa inédita no programa e de grande importância ao setor elétrico, pois busca promover o desenvolvimento da economia através do desenvolvimento tecnológico com inovação na região do semiárido". Esta iniciativa, segundo ela, está aderente à proposta de alteração da regulamentação de pesquisa, desenvolvimento e inovação regulada pela Aneel, uma vez que se alinha em acelerar a inovação através das Startups, com resultados concretos que beneficiem a sociedade e o desenvolvimento do setor elétrico.

 

lançamentohubinovação4.jpg

O gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, José Bione Filho, destacou "o caráter pioneiro da iniciativa e o alinhamento ao novo marco legal de inovação da Aneel a ser implantado em 2023; o caráter inovador; a capacidade de escalabilidade dos produtos a serem desenvolvidos no Hub; a replicabilidade das atividades; o espírito empreendedor com ligação direta com o mercado; e o caráter disruptivo da iniciativa. A Chesf está entrando nesta nova era de inovação aberta".

 

Já o coordenador do Projeto, George Lira, apresentou números que refletem o investimento em inovação no setor elétrico e indicam a grande oportunidade existente. Ele enfatizou que "o Hub de Inovação vem estreitar os caminhos para resultados efetivos e aplicados, gerando inovação e impactos ao setor elétrico e a sociedade, através da construção de uma ponte direta com as Startups buscando o desenvolvimento de soluções de elevado nível de maturidade as demandas da Chesf".