A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) realizou, nos dias 10 e 11 de maio, em Ipiaú (BA), o I Workshop de Plano de Contingência (Plancon) do Médio Rio de Contas, em parceria com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Prefeitura Municipal.
O Plancon é um documento de planejamento municipal que determina as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a emergências de um modo geral. No cenário relacionado à Segurança de Barragens, o Plancon objetiva minimizar os efeitos de uma situação emergencial em barragens, priorizando-se a preservação de vidas.
Este workshop visou instruir os municípios que compõem o território do Médio Rio de Contas sobre o assunto, sendo eles: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã. Além destes, participou do evento o município de Sobradinho.

"Um Plancon bem elaborado é capaz de minimizar os impactos causados por desastres, salvar vidas, restabelecer o cenário de normalidade e transformar a sociedade mais resiliente", destacou o coronel Miguel Filho, superintendente da Sudec.
Representando a Chesf, Patrícia Neves, assessora da Diretoria de Operação, ressaltou a importância do evento, relembrou os seminários virtuais que foram realizados pela Empresa, em parceria com a Sudec, durante a pandemia da Covid-19, com a participação dos municípios baianos, subsidiando informações dos cenários de emergência em barragens para elaboração dos Plancon pelos municípios.
Três apresentações foram realizadas por representantes da Companhia. No primeiro dia, o engenheiro civil Guilherme Peplau, da área de Geração Hidráulica e Térmica, explanou sobre o Plano de Ação de Emergência (PAE) para o cenário de emergência em barragens. O PAE descreve atuação da Companhia para mitigar, minimizar danos e salvar vidas para o caso de uma ruptura no barramento.
No dia 11, o engenheiro civil Davi Cordeiro, gerente da área de Segurança de Barragens da Regional Sul, em Salvador (BA), responsável pelas usinas hidrelétricas de Funil e da Pedra, apresentou as atividades de monitoramento desenvolvidas nos barramentos, reforçando a importância da Política Nacional de Segurança de Barragem, instituída através da Lei 12.340/2010. Posteriormente, o engenheiro civil Roberto Leimig, da área de Recursos Hídricos, apresentou a operação da cheia do Rio de Contas para o período úmido 2021/2022.
Fotos: Alana Almeida/Sudec