Sign In

Nova solução alia tecnologia à área Jurídica

Inovação Publicado em 15/09/2022

No dia 13 de setembro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizou o evento "Go Live Nova Solução Jurídica com Inteligência Artificial", na sua Sede, no Recife (PE), para celebrar um importante marco na gestão jurídica, com a implantação de nova ferramenta tecnológica que auxiliará no monitoramento de processos judiciais e administrativos.

 

O presidente Fabio Alves abriu o evento, destacando a importância da inovação para os processos da Empresa. "Teremos um salto de qualidade na área Jurídica, que levará a Chesf a um novo patamar". Também estiveram presentes, os diretores João Henrique Franklin (Operação), Jenner Guimarães (Financeiro) e Roberto Pordeus (Regulação e Comercialização), além dos superintendentes das áreas de Tecnologia da Informação e Jurídica da Chesf, Paulo Simões e Aaron Debiase, respectivamente, e dos representantes do Consórcio BVO, composto pelas empresas Benner (solução jurídica), Vert (inteligência analítica) e Ominijus (automatizações das capturas dos dados).

 

A nova solução visa promover a gestão inteligente dos processos e informações relacionadas ao passivo judicial e ao consultivo jurídico da Companhia, contemplando a utilização de novas tecnologias de Transformação Digital, como Robotic Process Automation – RPA (Robotização de Processos), Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA), visando automatizar a captura dos dados a partir de diversas fontes, gerar insights a partir de algoritmos de Machine Learning  e prover maior assertividade nos processos de tomada de decisão, a partir das soluções analíticas do novo sistema. "É uma ferramenta importante na gestão jurídica da Chesf porque trará mais qualidade no controle do passivo judicial e nas informações utilizadas pela governança, ou seja, uma maior assertividade na condução dos processos", afirmou o superintendente Jurídico, Aaron Debiasi.


Go Live Jurídicio.JPG

 

Na prática, a Chesf contará com a atuação de 184 robôs para capturar dados dos processos judiciais e administrativos em bancos (Caixa Econômica e Banco do Brasil), órgãos ambientais, justiças estaduais federal e trabalhista, entre outros. A busca será feita por meio de palavras-chaves que remetam à Companhia, demais empresas do Grupo Eletrobras e a bases externas oriundas das maiores empresas ranqueadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

"Essa ação representa um ganho substancial para a Chesf, a partir da utilização de tecnologias disruptivas, partindo de um propósito claro e objetivo, que é a geração de alto valor para alavancar a gestão dos processos jurídicos. Insights serão gerados a partir de algoritmos que são alimentados por uma elevada fonte de dados envolvendo as maiores empresas do Setor Elétrico nacional, para que a área Jurídica tenha poder de decisão mais assertivo e, consequentemente, traga ganhos para a nossa Empresa", destacou o superintendente de Tecnologia da Informação, Paulo Simões.

 

A Solução Jurídica foi concebida no modelo de Instância Única para o Grupo Eletrobras, com os objetivos de otimizar a gestão do contencioso e do consultivo, a partir da padronização dos processos; automatizar as rotinas; estabelecer e aprimorar controles, e mitigar riscos associados.


Fotos: André Schuler