Sign In

Simulado de Emergência é realizado

Sistema Chesf Publicado em 11/11/2022

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Eletrobras Chesf participou e apoiou, em conjunto com a Prefeitura de Piranhas (AL), o Seminário de Segurança em Barragens com ênfase em defesa civil- UHE/Xingó, promovido pela Defesa Civil de Alagoas. Durante o evento, foi realizado um Simulado de Mesa, com os agentes envolvidos na emergência do Município.


SeminárioSegBarragensPiranhas2022 2.jpeg

 

Realizado no Mirante de Xingó, em Piranhas, o evento contou com as participações dos representantes da Eletrobras Chesf, Elerson Carlos, gerente Regional de Paulo Afonso e coordenador do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Xingó; Flávio Marcelo Morais, gerente de Segurança de Barragens da Regional; Clécio Barbosa, da Equipe Normativa de Segurança de Barragens; e Roberto Leimig, da Equipe de Recursos Hídricos, além de outros colaboradores da Companhia. Além de Piranhas, participaram a Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros e os municipios de Caninde do São Francisco, Pão de Açúcar, Penedo e Santana do Ipanema.

Na programação do dia 10, apresentações sobre o “Histórico de operação da bacia do São Francisco e expectativa de vazões para o período úmido 2022-2023, com foco para o reservatório da Usina de Xingó”, com Roberto Leimig (Eletrobras Chesf); “Planos de Contingência”, com o Major Rômulo Guedes, da Defesa Civil de Alagoas; e “Plancon de Piranhas”, com  Jorge Augusto, da Secretário de Meio Ambiente de Piranhas. Após essas contextualizações, foi simulada a situação de emergência na Usina de Xingó pela Companhia com os agentes externos do município, coordenada pela Defesa Civil de Alagoas.


SeminárioSegBarragensPiranhas2022 4.jpeg



No dia 11, a palestra da Eletrobras Chesf sobre Segurança de Barragens da Usina de Xingó foi proferida por Flávio Marcelo e Clécio Barbosa, além de visita técnica às instalações da Chesf.

O evento proporcionou aos participantes oriundos de diversos locais do município e moradores da ZAS (zona de autossalvamento) o contato com toda política de segurança, exercitando suas competências na gestão do desastre. O Seminário foi concluído com uma visita técnica a estrutura física da barragem.


SeminárioSegBarragensPiranhas2022 1.jpeg


Fotos: Elerson Carlos