A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) foi destaque na Semana de Barragens - Dams Week 2022 com palestras sobre operação dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco – período úmido 2021/2022; a integração dos Plano de Ação de Emergência (PAE) e Planos de Contingência (Plancon) e a relação entre a Empresa e as defesas civis de estados e municípios; os indicadores de segurança de barragens da Eletrobras Chesf; e as tecnologias voltadas para gestão da segurança de barragens.
No dia da abertura, foi apresentado com muita clareza por Sonali Cavalcanti, do Departamento de Recursos Hídricos, como é realizada a operação dos reservatórios da bacia do Rio São Francisco durante o período úmido, demonstrando o planejamento e execução da citada operação bem como o processo de comunicação das informações disponibilizadas às entidades e usuários da água da Bacia.
Na quarta-feira, durante a manhã, na sessão técnica sobre segurança de barragens, a Eletrobras Chesf e a Defesa Civil de Alagoas, representadas respectivamente por Flávio Marcelo, da Divisão Regional de Segurança de Barragens de Paulo Afonso, e o Major Rômulo Guedes, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, mostraram toda a evolução das ações de integração PAE e Plancon e o planejamento para a conclusão da implantação desses planos com foco na cultura prevencionista.
Na mesma sessão técnica, a Eletrobras Chesf apresentou, na palestra de Willamy Ferreira, do Departamento de Segurança de Barragens, os indicadores da empresa na área de segurança de barragens, que demonstram a qualidade do monitoramento e manutenção das instalações da Companhia.
Em sequência, foi apresentado o Sysdam, por Luiz Sérgio Sieber, também do Departamento de Segurança de Barragens, o sistema tecnológico de gestão de barragens desenvolvido para aperfeiçoar os processos de manutenção de segurança das barragens da Empresa.
“Um trabalho com desafios que, o próprio sistema, precisou ser aperfeiçoado para atender às necessidades da Chesf”, argumentou Luiz Sérgio Sieber, explicando que a ferramenta serve para organizar as informações relativas às barragens dando mais celeridade nas ações e decisões dos técnicos e engenheiros que podem atuar numa situação de emergência.
.jpeg)
D
Patrícia Neves - CHESF/NRPE-CBDB; Ricardo Magalhães - diretor técnico CBDB; Kironi Oliveira - Copel/NRPR-CBDB; Rogério Menescal - ANA; Guilherme Peplau - CHESF/NRPE-CBDB
Durante a tarde do mesmo dia, Patrícia Neves, assessora da Diretoria de Operação, e Guilherme Peplau, da Superintendência de Geração , representaram a Companhia em mesa redonda de diálogo sobre a Revisão Periódica de Segurança. "A Política Nacional de Segurança de Barragens estabelece vários instrumentos e requisitos que precisamos atender, como o plano de segurança de barragens, que é composto de várias informações, sendo uma delas a Revisão Periódica de Segurança (RPS), que debatemos nesta roda de diálogo”, explicou Patrícia Neves.
A Semana de Barragens foi organizada pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), com apoio e patrocínio da Eletrobras Chesf, através do Programa de Patrocínio das Empresas Eletrobras a Eventos do Setor Elétrico 2022.
Fotos: André Schuler