O diretor de Operação, João Henrique Franklin, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf), conduziu o evento online Bom Dia Segurança, nesta terça-feira (11). O encontro marcou a retomada das ações do projeto do Sistema de Gestao de Saúde e Segurança Ocupacional - SGSSO, já implantado na área de geração e que agora será expandido para os ativos de transmissão. Contando com a presença do diretor de Gestão Corporativa, Ilenildo Macena, e de lideranças da empresa o encontro é uma das ações da Eletrobras Chesf para reforçar a cultura de valorização da segurança, de pessoas e ativos.
Neste ano de 2023, dentre as ações já previstas para serem realizadas na área de transmissão estão "Treinamentos", "Adequações Físicas (Subestações) e "Revisão de Documentos”. A implantação possui continuidade no ano de 2024 visando a certificação do escopo transmissão na ISO 45001, que assegura a conformidade de sistemas de gestão em segurança ocupacional.
Tiago Medeiros, gestor de projetos da Superintendência de Gestão de Pessoas, apresentou algumas das ações que serão realizadas nas 14 subestações da Companhia, nas diversas regionais no Nordeste. “São várias as melhorias, tais como instalação de sinalizações de segurança; instalação de iluminação de emergência; adequações elétricas nas oficinas e algumas obras civis como construção de novos depósitos”, explicou.
Com a participação de mais de 60 pessoas, o diretor de Operação falou da importância do projeto e reforçou o pedido de engajamento para que as ações prossigam com celeridade e sucesso nas regionais. João Henrique salientou que “o objetivo desta Empresa é zerar o número de acidentes de empregados próprios e prestadores de serviço”.
Na sequência, as regionais Recife, Natal, Fortaleza, Teresina, Salvador, Paulo Afonso e Sobradinho apresentaram ações já realizadas junto ao pessoal local, como os Diálogos Diários de Segurança - DDS, manutenções corretivas e eliminação de situações que pudessem colocar em risco a segurança dos empregados.
João Henrique encerrou o Bom Dia Segurança reforçando um alerta a todos os presentes: “É preciso internalizar junto aos nossos empregados e aos prestadores de serviço que nossa prioridade não é a produção pela produção, mas a garantia da segurança das pessoas e ativos antes de tudo”, argumentou Franklin.