Com muita criatividade e engajamento, Pablo Emanuel Nascimento, aluno do 9º ano da Escola Professor Ivan Fernandes Lima, conquistou o primeiro lugar no 1º Concurso de História em Quadrinhos realizado nas escolas municipais de Piranhas (AL). O concurso, que teve como tema "Segurança de Barragens com ênfase em Defesa Civil", foi apoiado pela Eletrobras Chesf, em colaboração com a Prefeitura e a Defesa Civil municipal.
Pablo Emanuel contou a história, tendo o lendário cangaceiro Lampião como personagem principal. Nos quadrinhos, Lampião explica, didaticamente, o sistema de placas e sirenes que são acionados em caso de emergência.
O estudante foi premiado com um videogame PS4 e sua história em quadrinhos servirá de inspiração para maior assimilação do plano pedagógico das escolas de Piranhas, que agora inclui o tema da segurança de barragens.
A entrega do prêmio contou com as presenças do prefeito Thiago Freitas, do Coronel Rômulo Guedes, representando a Defesa Civil do Estado de Alagoas e de Flávio Marcelo Azevedo, gerente regional da Eletrobras Chesf responsável pelas ações de segurança de barragens na região, que enfatizou a importância da ação, destacando que "o objetivo é desenvolver ações educativas que aumentem a conscientização sobre a segurança de barragens na região".
.png)
A Eletrobras tem buscado estreitar laços com as prefeituras para apresentar as ações de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), em atendimento à legislação de Segurança de Barragens.
A parceria com as defesas civis estaduais e municipais é fundamental para a instalação de sirenes, placas de rotas de fuga e a conscientização da população, especialmente das zonas de autossalvamento, como é o caso da população de Piranhas nas áreas próximas da Usina de Xingó.
A previsão é que as instalações dos novos equipamentos, incluindo sirenes e placas de sinalização, sejam iniciadas em outubro, em locais já definidos pelas defesas civis de Piranhas e do estado de Alagoas. Essas medidas visam aprimorar a segurança e a prevenção de emergências relacionadas a barragens, garantindo a proteção da comunidade local.
Foto Arquivo Eletrobras Chesf / Trecho dos quadrinhos de Pablo Emanuel Nascimento