A Eletrobras Chesf está em fase final de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) de 11 usinas hidrelétricas, localizadas no Nordeste. Desde 2022, a empresa vem preparando os diversos públicos envolvidos para fortalecer uma cultura prevencionista, apoiando as defesas civis e consolidar seus Planos de Contingência (Plancon), para casos de emergência e rompimento de barragens.
Em setembro e outubro deste ano, estão sendo finalizados os encontros da Eletrobras Chesf com os prefeitos dos municípios que possuem as chamadas Zonas de Autossalvamento (ZAS), regiões muito próximas às barragens, e onde a população passará a ser treinada, por meio de simulados, a se dirigirem a locais seguros definidos pelas defesas civis.
Placas de rotas de fuga e sirenes estão sendo instaladas até dezembro deste ano em locais pré-definidos pelas defesas civis municipais, baseando-se nos Planos de Contingência nas regiões de ZAS. Também serão realizadas reuniões com lideranças comunitárias e encontros nas hidrelétricas, além do cadastramento de toda a população das Zonas de Autossalvamento na plataforma Alert, um aplicativo de apoio aos sistemas de alerta tradicionais.
"As barragens da empresa são extremamente seguras e passam por rigorosos controles de inspeção, com tecnologia avançada", afirmou Patrícia Neves, coordenadora da Implantação do PAE na Eletrobras Chesf. Os planos são uma exigência da Lei de Segurança de Barragens, que veio implementar uma cultura de prevenção contra acidentes e, em caso de incidentes, para que entidades públicas e privadas estejam preparadas para agir.
SAIBA MAIS
PAE
O Plano atende à Lei 12.334/2010 de Segurança de Barragens, que trata da segurança física dessas instalações de acumulação de água, rejeitos ou resíduos industriais. Em se tratando das barragens da Eletrobras Chesf, o PAE reúne uma série de ações para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente, situados à jusante (depois) das barragens, assim como se precaver contra danos materiais e prejuízos financeiros.
Define, ainda, os procedimentos a serem adotados pela empresa em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura iminente que ameace as estruturas da barragem ou até mesmo quando já ocorreu a ruptura. As instalações de hidrelétrica são extremamente seguras e monitoradas, sendo necessária a cultura da prevenção.
Além das ações internas da Eletrobras Chesf, o PAE define, também, os agentes externos a serem notificados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil, para auxiliá-las na elaboração dos respectivos planos de contingência municipais e gestão da emergência externa.
Plancon
Os Planos de Contingência (Plancon) dos municípios são documentos de planejamento das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação às emergências que visam minimizar os efeitos de uma situação de emergência com barragens. Este plano estabelece, ainda, as iniciativas de proteção e defesa civil, e é elaborado a partir de uma determinada hipótese de ocorrência e organiza as ações de preparação e resposta.
Foto: Damião Melo