Nesta terça-feira (31), a Eletrobras Chesf se reuniu com representantes da Prefeitura de Ubaitaba (BA) para a apresentação dos próximos passos do Plano de Ação de Emergência de Barragem (PAE), na Usina de Funil, localizada no Rio de Contas. O PAE está sendo implantado em todas as cidades do Nordeste onde estão instaladas as 11 usinas da Companhia.
Durante o encontro, foi firmado cronograma das próximas ações no município. As ações constituem da instalação de sirenes e placas de rota de fuga nas áreas próximas à barragem, bem como o cadastro da população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS – que corresponde à região localizada nas proximidades da barragem), onde a comunidade será treinada, por meio de simulados, a se dirigir para locais seguros definidos pelas defesas civis.
Também serão realizadas reuniões com lideranças comunitárias e encontros na hidrelétrica, além do cadastramento de toda a população das Zonas de Autossalvamento na plataforma “Alert”, um aplicativo de apoio aos sistemas de alerta tradicionais.
"As barragens da Empresa são extremamente seguras e passam por rigorosos controles de inspeção, com tecnologia avançada", afirmou Patricia Neves, coordenadora da Implantação do PAE na Eletrobras Chesf.
Luiz Alves, gerente Regional de Operação da barragem da Pedra, enfatizou que todas essas ações visam cumprir a lei e estabelecer uma cultura de prevenção a emergências com barragens. Destacou ainda a importância da colaboração das prefeituras, por meio de suas defesas civis, desempenhando um papel fundamental no processo, pois são responsáveis pelos Planos de Contingência locais.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da Eletrobras Chesf em garantir a segurança das comunidades próximas às suas barragens e a prevenção de emergências.
CONTROLE DE CHEIAS
No que diz respeito ao controle de cheias, salientamos que a Eletrobras Chesf vem exercendo seu papel de operar os reservatórios, obedecendo às regras estabelecidas, no sentido de minimizar os efeitos de vazões mais elevadas para a região situada a jusante dos empreendimentos. Com isso, promove a comunicação para as entidades e usuários com a antecedência possível, de forma a subsidiar a atuação dos municípios e defesas civis no exercício de suas competências.
Foto: ascom Ubaitaba