Estiveram no encontro os guias turísticos, representantes da Eletrobras Chesf e a empresa 360º, consultoria que fez um planejamento de visitação para o complexo hidrelétrico, rotas de trajeto, e estrutura de segurança.

Peterson Freitas, gerente geral de Saúde e Segurança do Trabalho da Companhia, abordou o tema sobre a Segurança na área industrial do Complexo, alinhado nos Compromissos pela Vida da Eletrobras, que, de forma indireta, também protege os turistas que adentram no Complexo.
Em sua fala, dos conceitos de segurança, tais como a diferença entre acidente, incidente e quase acidente; dos cuidados que o guia tem que ter com o turista dentro das instalações, de forma a garantir a segurança dos ativos e dos próprios turistas, para que tenham uma experiência incrível na visitação.
“Isso é um complexo turístico, mas acima de tudo é uma área industrial de produção de energia que possui os seus riscos, citou e reforçou que não pode ter consumo de bebidas alcoólicas, crianças desacompanhadas, ratificando no final do evento que Segurança para Eletrobrás Chesf é inegociável”, explicou Peterson.
.jpeg)
Eduardo Lopes de Albuquerque, gerente da Divisão de Operação das Instalações de Paulo Afonso, abordou informações de engenharia sobre o Complexo, oferecendo um treinamento mais técnico aos guias, visando que sejam melhor qualificados a apresentar as instalações para o turista e capazes de responder perguntas típicas de quem visita a área.
“Estamos muito engajados em apresentar a Chesf e o nosso complexo hidrelétrico da melhor forma possível aos nossos visitantes. Temos uma linda história que precisa ser bem contada e valorizada por todos”, acrescentou Eduardo Lopes.
O Plano Turístico vem sendo desenvolvido desde o ano passado, fruto do plano de desenvolvimento de visitação turística do complexo hidrelétrico, capitaneado pela Eletrobras Chesf junto à Prefeitura. Neste momento, inicia-se a etapa de execução, visto que desde o início de 2023, algumas ações foram desenvolvidas para a melhoria da experiência do turista.