Na última quinta-feira (7), a Eletrobras Chesf esteve reunida, com a Prefeitura e as defesas civis do estado de Pernambuco e do município de Jatobá, para a instalação das primeiras placas de sinalização de rotas de fuga.
Esta ação ocorre depois dos encontros realizados pela Empresa com entidades públicas e lideranças locais no último mês de novembro.
Encontros semelhantes ocorreram com os públicos das 11 usinas hidrelétricas da Companhia, promovendo participação da população para conhecimento das ações de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) de barragens, em andamento nessas localidades.
Em novembro, iniciou-se a instalação de sirenes e em dezembro a instalação das placas de sinalização.
Em 2024, serão realizadas outras etapas, como o cadastramento da população envolvida, rodas de conversas, reuniões de esclarecimentos e treinamentos para que todos saibam como agir em uma situação de emergência.
“O Plano de Ação de Emergência tem por objetivo disseminar uma cultura de prevenção e de segurança em torno das barragens da Companhia, sempre atuando em parceria com as prefeituras e defesas civis", afirmou Patrícia Neves, coordenadora de Implantação do PAE na Eletrobras Chesf.
Segundo ela, esses encontros aproximam mais a sociedade civil dos objetivos empresariais e daqueles previstos em legislação de segurança de barragens.
Foto: Acervo Eletrobras Chesf