Sign In

Usinas participam de simulado de segurança

Sistema Chesf Publicado em 12/11/2020

Quatro usinas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) realizaram, hoje (12/11), simulado simultâneo de abandono de área com cenário de segurança de barragem. As usinas Paulo Afonso I, II e III, na Bahia, e Apolônio Sales, em Alagoas, fizeram o treinamento que envolveu número recorde de 200 pessoas a deixarem seus locais de trabalho para se encontrarem em pontos externos à Empresa.
 
Foram dois os pontos de encontro, o almoxarifado da Chesf e a guarita de segurança da Usina Apolômio Sales. Além dos trabalhadores das usinas, participaram os empregados das áreas administrativas que integram o treinamento de segurança.
 
Os simulados já fazem parte da rotina das instalações da Companhia e contemplam diversas situações de prevenção, envolvendo todos os que trabalham nas instalações. Este ano, os eventos estão seguindo os protocolos de saúde para prevenção da Covid-19.
 
Neste treinamento, foi incorporada uma condição especial, a transferência do Centro de Operação do Sistema de Paulo Afonso. Dessa forma, o simulado contemplou a execução de transferência e ativação do posto de operação para um ponto seguro, fora da área de influência dessas barragens, permitindo, a partir desse novo local, a operação em condições seguras de comunicação, supervisão, comando e controle das usinas e subestações.
 
"Este foi o simulado mais desafiador, por mobilizar maior número de pessoas, pela simultaneidade envolvendo quatro usinas e por exercitar a mudança do nosso centro de controle. As equipes de coordenação e execução do treinamento estão de parabéns pelo engajamento e resultados alcançados", destacou Elerson Silva, gerente do Departamento Regional de Operação de Paulo Afonso.
 
"Concluímos este importante trabalho, que envolveu todas as usinas da Regional de Paulo Afonso, colaborando para nossas equipes estarem preparadas tanto para fazer o trabalho de manutenção e monitoramento rotineiro de segurança, quanto para situações de emergência. Nossas barragens são seguras e buscamos ser referência no nosso trabalho", delcarou Flávio Marcelo Vasconcelos, gerente da Divisão de Manutenção Civil e Segurança de Barragens de Paulo Afonso.

Simulado_PAF2.jpeg

Fotos: André Schuler