A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) está promovendo, até dezembro próximo, a atualização das brigadas de emergência de todas as usinas da Regional Paulo Afonso (BA), numa parceria com o 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).
Nesta etapa estão sendo treinadas as brigadas das usinas hidrelétricas Paulo Afonso IV (BA) e Apolônio Sales (AL), fortalecendo e estreitando o bom relacionamento entre as instituições.
A capacitação acontece com a coordenação do corpo de bombeiros, técnicos de Segurança e Enfermagem do Trabalho, nas instalações do 15° GBM, com aulas teóricas e práticas de Combate a Incêndio e Atendimento a Vítimas, bem como, simulados de Abandono de Área.
Major Cruz Neto, responsável pelo comando, ressalta que toda formação de brigada tem como escopo principal a prevenção. Diante disso, os empregados devem ter conhecimento do funcionamento e manutenção dos equipamentos, bem como dos procedimentos de emergência. Observa, ainda, que proteger a vida é um dever de todos e o corpo de bombeiros apoia e participa das formações.
A formação das brigadas é uma exigência legal, mas, sobretudo, é um exercício de cidadania e amor ao próximo. De acordo com a gerente da Divisão de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho Sul (DGPSS), Maria Cláudia Sousa, “os conhecimentos adquiridos nesse treinamento são fundamentais para desenvolvemos uma empresa segura, além de serem vivências importantes para a vida”.
Com o mesmo sentimento, o gerente da Brigada da Usina PA IV (USQ), Orlando Botelho, reforça que o treinamento foi fundamental para o aprendizado, possibilitando que, em situações de emergência, a Brigada tenha mais habilidade e eficácia, minimizando os danos à vida e ao patrimônio. “Agradecemos a oportunidade única de crescimento profissional e pessoal”, enfatizou.
Fotos: Acervo/Chesf
#ChesfAcessivel #PraTodosVerem: foto 1 – instrutores e participantes do treinamento, perfilados, ao ar livre, na frente de um veículo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia; foto 2 – quatro treinandos, durante aula prática, fazendo massagem cardíaca em bonecos, e foto 3 – instrutor do Corpo de Bombeiros, numa sala, ministrando aula para os participantes do curso.